Bailarino russo Vladimir Shklyarov morre após cair de varanda em São Petersburgo

Vladimir Shklyarov, uma figura renome mundial do balé russo, morreu após cair do quinto andar de um edifício no último sábado (16) em São Petersburgo onde Shklyarov era o dançarino de alta patente. O Teatro Mariinsky confirmou a morte do bailarino pelas redes sociais.

Apesar das autoridades russas terem começado uma investigação sobre o falecimento de Shklyarov, a “causa inicial” foi vista como um acidente, segundo a mídia estatal russa RIA Novosti.

“Ele morreu de forma natural. Não é um crime”, disse uma fonte dos serviços de emergência à RIA Novosti.

O bailarino morreu dois dias antes de uma complexa intervenção cirúrgica na coluna, e já vinha fazendo uso de “analgésicos fortes” há algum tempo, segundo a imprensa russa.  

Diana Vishneva, que era a bailarina principal do Mariinsky, afirmou que o falecimento de Shklyarov representa uma “tragédia” para a indústria da dança. “Você era tão amado pelo seu público. Você era o parceiro favorito de muitas bailarinas”, escreveu ela em uma homenagem no Instagram. 

Nascido em Leningrado, hoje São Petersburgo, Shklyarov estudou na prestigiosa Academia Vaganova de balé russo o e se formou em 2003. Ele se juntou ao Teatro Mariinsky no mesmo ano e atuava como dançarino principal, a posição mais alta na companhia, desde 2011. 

Com uma trajetória de mais de vinte anos, o bailarino participou de produções como “O Lago dos Cisnes”, “A Bela Adormecida”, “Romeu e Julieta” e “Dom Quixote”. Além disso, ele trabalhou como convidado em companhias fora da Rússia, como o Royal Ballet de Londres e o American Ballet Theatre em Nova York. Ele foi agraciado com diversos prêmios durante sua trajetória profissional, como o Prêmio Internacional Léonide Massine em 2008, e em 2020 foi agraciado com o título de Artista Homenageado da Rússia. Durante os dias que se seguiram à invasão russa na Ucrânia em fevereiro de 2022, Shklyarov foi citado como tendo expressado apoio à paz. 

Shklyarov era casado com Maria Shirinkina, uma colega dançarina do Mariinsky. O casal teve dois filhos, um menino e uma menina. 

Por: Carolina Sepúlveda  

Foto: reprodução