Teresópolis recebe selo diamante no Programa Nacional de Transparência Pública como uma das cidades mais transparentes do Brasil

O Selo Diamante no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), premiou o município de Teresópolis, uma das mais altas honrarias concebidas pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) às administrações municipais que se destacam no acesso à informação pública. Este reconhecimento coloca o município entre os mais transparentes do país, refletindo o avanço significativo da gestão do prefeito Vinicius Claussen na programação da transparência e do acesso a dados públicos.   

A cidade, no Radar da Transparência Pública impressiona com seu desempeno obtido em 2022, o índice era de 65,43%; em 2023, subiu para 78,71%; e em 2024 alcançou expressivos 98,37%. Com isso, Teresópolis figura em 3º lugar no estado do Rio de Janeiro, 11º na região Sudeste e 96º no ranking nacional.   

O Radar da Transparência Pública é uma ferramenta criada pela Atricon, em parceria com o Tribunal de Contas da União e o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT). Baseado no Levantamento Nacional de Transparência Pública, o programa conta com a colaboração de diversos Tribunais de Contas e outras entidades. 

Por: Carolina Sepúlveda  

Foto: Marco Esteves