Praça Mauá recebe neste fim de semana festival cultural para combater fome e miséria

Na próxima quinta (14), sexta (15) e sábado (16), o Rio de Janeiro sediará um grande evento cultural de luta contra a fome e a miséria. O Festival Aliança Global ocorrerá na Praça Mauá, com entrada franca, e contará com a presença de artistas renomados do Brasil. O objetivo é fomentar o engajamento e debate acerca do principal legado da presidência brasileira do G20, a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. 

Inspirado em eventos internacionais como o Live Aid de 1985 e o Free Nelson Mandela Concert de 1988, realizados em Londres, Inglaterra, o Aliança Global Festival contará com a presença de artistas como Diogo Nogueira, Larissa Luz, Mateus Aleluia, Nova Orquestra, Rachel Reis, Jota.Pê, Afrocidade, Kleber Lucas, Aguidavi do Jêje, entre outros que serão anunciados nas próximas semanas. O Black Bom, além das performances, será o responsável pela abertura e encerramento dos shows, juntamente com DJ Flash, apresentando o melhor da black music do Rio de Janeiro. 

A programação celebra a diversidade da cultura brasileira, reunindo grandes nomes da música nacional para engajar a todos no compromisso do Brasil de liderar a Aliança Global em defesa de um mundo sem fome e pobreza, com transição energética, justiça climática e uma representação menos desigual. 

O evento antecede a Cúpula de Líderes do G20 marcada para os dias 18 e 19 de novembro e ocorre simultaneamente à Cúpula Social do G20. O festival irá aproveitar o poder transformador das expressões artísticas e culturais para lançar uma mensagem sobre o compromisso do país de construir uma rede colaborativa e de impacto duradouro, envolvendo países, organizações e cidadãos na luta pela justiça alimentar. 

O Aliança Global Festival Contra Fome e a Pobreza é uma realização do governo brasileiro, com correalização da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). 

Por: Carolina Sepúlveda  

Foto: reprodução