G20: Rio de Janeiro decreta feriado, interdições e operação militar para assegurar evento

Para garantir que um dos eventos diplomáticos mais importantes do mundo, o G20, seja bem-sucedido, a Cidade do Rio decretou um megaferiado, realizou uma série de interdições no tráfego e até permitiu a retomada da Garantia da Lei e da Ordem (GLO). O G20 acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro, sendo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva quem irá comandar o grupo neste ano.

A cidade receberá três grandes eventos entre os dias 14 e 19 de novembro: o Urban 20 (U20), o G20 Social e a Cúpula dos Líderes do G20. Os dois primeiros encontros devem atrair cerca de 40 mil pessoas por dia ao Complexo Mauá, na área portuária, de 14 a 17 de novembro. Nos dias 18 e 19, são aguardadas 55 delegações, de 40 países e de 15 organismos internacionais, no Museu de Arte Moderna (MAM).

Por conta da cúpula, o Santos Dumont será fechado entre os dias 18 e 19, contudo, o Aeroporto do Galeão estará preparado para seguir as programações interrompidas.

Outra das mudanças é o fechamento das áreas de lazer do Parque do Flamengo e na orla das praias do Leme ao Leblon, nos dias 15, 17, 18, 19 e 20 de novembro. Para atender às necessidades de mobilização das delegações, nos dias 17, 18 e 19 de novembro, o Aterro do Flamengo terá o fechamento ao trânsito de veículos em geral, com circulação exclusiva para comitivas e os relacionados ao evento.

Além disso, a GLO será decretada para garantir a segurança do evento. Esta medida concede aos militares o uso das Forças Armadas para substituir a falta de policiais e outros agentes de segurança em situações de grave “perturbação da ordem”.

Por: Ágatha Araújo

Foto: reprodução