Feira das Yabás, rodas de samba, feijoada: Rio sedia eventos que combinam cultura, música e história no mês da Consciência Negra
Desde 2002, o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é feriado no Estado do Rio de Janeiro. Este ano, pela primeira vez, será também feriado nacional. No último censo do IBGE, em 2022, o RJ registrou um aumento no número de pessoas que se autodeclaram pretas ou pardas, sendo o segundo estado mais negro do país, atrás apenas da Bahia.
Este ano, a organização da Festa Literária das Periferias (FLUP) contará com uma programação composta por mais de 90% de mulheres de pretas. A programação do evento, que está em sua 14a edição e ocorre de 11 a 17 de novembro, conta com a participação de personalidades da literatura e das artes, além de personalidades do meio acadêmico e artístico, em discussões, oficinas de formação, performances musicais, saraus, lançamentos de editoras e performances.
“Os Reis da Comédia” é um espetáculo que reúne três comediantes de grande talento do Brasil: Yuri Marçal, João Pimenta e Jhordan Matheus. Em sua primeira apresentação no Teatro Riachuelo Rio, o trio tem a promessa de provocar risos e provocar reflexões com seu humor ácido e refinado. Integrando a programação do Mês da Consciência Negra, o espetáculo exalta a habilidade desses humoristas e a relevância da comédia negra no panorama contemporâneo. 7 de novembro (quinta), às 20h/ Teatro Riachuelo — Rua do Passeio, 40 – Centro/ Entrada entre R$ 20 e R$ 120 / Ingressos no link / Classificação 14 anos.
O Festival Comida de Favela é um evento gastronômico que acontece pela 3ª vez na Maré, e 16 restaurantes foram escolhidos para concorrer com um prato vencedor a partir da categoria que estão participando. A premiação contará com o lançamento do livro “Guia gastronômico Comida de Favela” e também com o show da sambista Leci Brandão. 9 de novembro (sábado), a partir das 17h / Praça do Parque União — R. Roberto da Silveira, 636 – Maré/ Gratuito.
Em comemoração ao aniversário da Casa das Mulheres da Maré, o evento ‘Criar futuros: Maré, território de cuidados’ faz parte de uma série de ações da ONG Redes da Maré e inclui diversas atividades que envolvam mulheres mobilizadas pelos serviços e projetos para orientar as pautas e prioridades do projeto a partir de suas experiências e demandas específicas. Também está incluído o diálogo com profissionais da saúde e educação que atuam na Maré para identificar as lacunas institucionais e de infraestrutura que eles enfrentam. 9 de novembro (sábado), a partir das 10h/ Casa das Mulheres da Maré — Rua da Paz, 42 – Maré / Gratuito.
No mês da Consciência Negra, a Feira das Yabás presta homenagem à linhagem do tronco étnico Banto, origem de parte das pessoas escravizadas que vieram foram trazidos para o Brasil e eram da região onde hoje ficam a República de Camarões e a Nigéria, na África Ocidental. A roda de samba será comandada por Marquinhos de Oswaldo Cruz e fará uma homenagem a grandes sambistas. 10 de novembro (domingo), às 13h / Feira das Yabás — Praça Paulo de Portela, s/n – Osvaldo Cruz/ Gratuito.
A 16ª edição do Festival Viva Zumbi, um evento niteroiense da cultura afro-brasileira no repleto de atrações: artistas renomados, shows ao vivo, feijoada, feira de artesanato e gastronomia, oficinas, rodas de conversa e muito mais. Entrada mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, exceto sal e açúcar. 20 de novembro (quarta), a partir das 10h/ Caminho Niemeyer — Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n – Centro, Niterói/ Entrada doação de 1kg de alimento não perecível.
Inaugurado em 1986, o monumento idealizado por Darcy Ribeiro para homenagear o líder negro Zumbi dos Palmares recebe uma série de atividades para celebrar a data a partir das 9h da manhã. 20 de novembro (quarta), a partir das 9h / Monumento Zumbi dos Palmares — Av. Pres. Vargas, 4 – Centro / Gratuito.
Por: Carolina Sepúlveda
Foto: reprodução