Imprensa internacional repercute explosões na Praça dos Três Poderes no DF: ‘cinco dias antes do G20’

A agência estadunidense Associated Press foi uma das primeiras a publicar sobre caso do atentado em Brasília ocorrido na noite de quarta-feira (13), ao lado das britânicas BBC e The Guardian. O francês Le Monde também destacou as explosões na página inicial do site, assim como os argentinos Clarín e La Nacion, que ressaltou a ordem de evacuação e segurança redobrada no local.

A Reuters, por sua vez, chamou a atenção para a data do ataque. Na reportagem, a agência de notícias diz que as explosões aconteceram cinco dias antes da reunião dos chefes de Estado do G20, marcada para 18 de novembro, no Rio de Janeiro. Ainda foi citado que a Praça dos Três Poderes já foi palco de tumultos no dia 8 de janeiro de 2023. À época, eleitores do candidato derrotado Jair Bolsonaro (PL) contestavam o resultado eleitoral e invadiram os prédios dos Três Poderes em um ato de fúria – muitos deles falavam em golpe de Estado.

O homem morto, segundo a Polícia Civil, foi identificado como Francisco Wanderley Luiz e teria morrido na segunda explosão. Ele, que foi candidato a vereador em Rio Sul (SC) pelo PL, é apontado como o principal suspeito, uma vez que o veículo que explodiu estava em seu nome. A PF segue investigando o caso.

 

Créditos da imagem: Agência Brasil

Escrito por: Rafael Ajooz