G20 Social: público pode participar das 271 atividades disponíveis e acompanhar reuniões que acontecerão na Zona Portuária do Rio

A Zona Portuária do Rio entra no clima do G20 Social, que acontecerá na região de quinta-feira (14) a sábado (16). Os preparativos para receber os eventos já são visíveis em espaços como o Museu do Amanhã e a área dos armazéns. O palco na Praça Mauá, para apresentação do Aliança Global Festival, com participação de artistas como Zeca Pagodinho, Seu Jorge, Maria Rita e Daniela Mercury, já começou a ser montado. Nos três dias, serão cerca de 300 atividades, entre debates, plenárias e rodas de conversa, que poderão ser acompanhadas pela população. 

Márcio Macedo, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, diz que a participação popular é o grande diferencial do G20 Social. Para participar é necessário pedir credenciamento pelo site do evento (https://g20.cadastro9.com.br/), preenchendo um cadastro com informações como nome completo, e-mail, CPF ou passaporte e data de nascimento.  

Ao em torno do Boulevard Olímpico, terá feiras de movimento sociais e populares com trilhas sustentáveis de alimentos, artesanatos, culturas e publicações. O Espaço Kobra vai sediar a maior parte dos eventos. A programação dos três dias é composta ainda por 271 atividades autônomas, que foram propostas por várias organizações sociais. Elas abordam diferentes temas apresentados pela sociedade   

Na Cúpula Social, plenárias vão fazer o debate final sobre os três eixos da presidência brasileira, que englobam combate à fome e às desigualdades, enfrentamento às mudanças climáticas e reforma da governança global. Dessa discussão sairão três documentos que serão entregues no sábado, ao fim do evento, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para ser encaminhado aos chefes de estado que se reunirão na segunda e terça-feira no MAM na Cúpula do G20. 

Por: Carolina Sepúlveda  

Foto: Gabriel de Paiva