Colar de diamantes ligado a queda de Maria Antonieta é vendido em leilão por R$28 milhões
Um colar contendo 300 quilates de diamantes foi vendido por R$28 milhões em um leilão nesta quarta-feira (13) em Genebra, na Suíça. Acredita-se que a joia esteja ligada a um episódio marcante na história da monarquia francesa, o Caso do Colar de Diamantes, situação que incentivou a aceleração da queda do reinado de Maria Antonieta.
A história conta que em 1785 uma nobre em decadência se passou pela rainha para adquirir a joia sem precisar pagar por ela, foi comprovado que Maria Antonieta era inocente do crime mas a história se espalhou e aumentou os burburinhos a respeito da extravagância e exageros da realeza que levaram os donos do trono a guilhotina.
Os diamantes do colar foram vendidos pelo mercado negro e tornou-se impossível de rastrear as pedras, contudo especialistas analisaram a qualidade e a idade dos diamantes presentes na joia leiloada e os indícios apontam que há uma correspondência.
A compradora do colar é uma mulher não identificada, a joia foi utilizada por um membro da família do marquês de Anglesey, do Reino Unido durante a cerimônia de coroação da Rainha Elizabeth II.
Por: Victoria Brasil
Imagem: Fabrice Coffrini