Polícia Civil e MP cumprem mandados de prisão contra acusados de desvio de dinheiro em Maricá
Nesta quarta-feira (13), agentes do Departamento Geral de Combate à Corrupção da Polícia Civil, com apoio do Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, realizam oito mandados de busca e apreensão contra investigados por desvio de recursos públicos em programas financiados pela moeda social “Mumbuca”, no município de Maricá. Os alvos são comerciantes locais e pessoas diretamente envolvidas no esquema.
Segundo as investigações, o prejuízo gerado aos cofres públicos ultrapassa R$ 64 milhões. Os mandados expedidos pela 3ª Vara Especializada em Organização Criminosa são cumpridos em São Gonçalo, Niterói, Maricá e Tanguá.
O esquema consistia no desvio de recursos do Banco Mumbuca por meio da criação de contas bancárias fraudulentas, muitas vezes sem o conhecimento dos beneficiários. Em seguida, os golpistas procuravam comerciantes locais e ofereciam 10% do valor creditado em suas contas para que convertessem a moeda social em reais. Posteriormente, os valores eram transferidos para contas dos envolvidos no esquema.
Por: Ágatha Araújo
Foto: reprodução