Central Única dos Trabalhadores defende fim da escala 6×1: ‘mundo mais justo’

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) se pronunciou, na terça-feira (12), sobre o fim da escala de trabalho 6×1. A atual escala consiste em seis dias de trabalho por um de descanso. A entidade afirmou ser a favor da proposta, porém somente se não houver impacto nos salários ou nos direitos de redução da jornada já adquiridos por algumas categorias.

“A CUT reafirma seu compromisso histórico em defesa dos trabalhadores contra todas as ameaças de retirada de direitos, contra a redução do orçamento para as políticas públicas e em defesa do fim da escala de trabalho semanal de 6×1 sem redução de salários e sem a retirada de direitos de redução da jornada já conquistadas”, declarou a entidade.

Atualmente, a Constituição determina a jornada de trabalho em até 8 horas diárias e até 44 horas semanais, o que permite o trabalho por seis dias com um dia de descanso. A proposta da deputada Erika Hilton (PSOL) mantém até 8 horas diárias, porém reduz a carga horária semanal para 36, permitindo quatro dias de trabalho e três de descanso.

 

*Informações da Agência Brasil

Créditos da imagem: Commons

Escrito por: Rafael Ajooz