Jordan Chiles fala sobre luta pelo reconhecimento do 3º lugar após perder medalha nas Olimpíadas de Paris: ‘Momento muito difícil’
A ginasta americana Jordan Chiles, em entrevista ao Today Show, falou sobre a frustração de perder a medalha de bronze no solo das Olimpíadas de Paris. Chiles foi obrigada a devolver a medalha após decisão da Corte Arbitral do Esporte (CAS), que considerou irregular o acréscimo de 0.100 em sua nota.
“Tem sido um momento muito, muito difícil”, desabafou a atleta, que ainda possui o prêmio físico, mas luta pelo reconhecimento de seu terceiro lugar.
Após a decisão do CAS, acatada pela Federação Internacional de Ginástica (FIG), a medalha foi repassada à romena Ana Barbosu, que recebeu o bronze em uma cerimônia em agosto, na Romênia. Chiles, que divide com Simone Biles e Rebeca Andrade o histórico pódio composto apenas por mulheres negras, mantém seu esforço para reaver a medalha, mas ainda não obteve sucesso nos recursos legais.
“Foi um pódio todo preto que fez história, foi algo do qual tenho muito orgulho de fazer parte, foi algo que espero que as pessoas possam ver. É algo que sempre lembrarei”
A CAS determinou que a revisão da nota de Chiles foi feita fora do prazo de um minuto após o anúncio da pontuação, o que, segundo o tribunal, invalidou o recurso da USA Gymnastics. A federação americana, porém, apresentou um vídeo como prova de que a revisão foi solicitada dentro do tempo limite, mas o recurso foi negado.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Naomi Baker/Getty Images