Holanda fechará fronteiras com países da União Europeia a partir de dezembro

Nesta segunda-feira (11), a Holanda anunciou que vai fechar sua fronteira terrestre com a União Europeia a partir de dezembro. O fechamento acontecerá a partir de 9 de dezembro e por deve durar seis meses com a intenção de controlar fluxos migratórios para o país, segundo a ministra da Migração, Marjolein Faber.

A Holanda faz fronteira terrestre com a Bélgica e a Alemanha, ambos países que integram o Espaço Schengen, a zona de livre circulação de cidadãos e mercadorias da União Europeia. Em situações excepcionais, os países do Espaço Schengen têm autorização para fechar suas fronteiras.

Com o fechamento, quem quiser entrar na Holanda vindo de algum país da União Europeia terá de passar por controles de fronteira que o governo imporá no período. Passageiros de alguns voos vindos de países da UE também passaram pela triagem de controle de passaporte, porém o governo ainda não detalhou quais.

A ação faz parte de um pacote amplo aprovado em outubro este ano para conter a imigração do governo do primeiro-ministro, Dick Schoof, que chefia uma aliança de direita no governo desde julho.

“Queremos tornar a Holanda o menos atraente possível”, disse a ministra da Migração, que é de extrema direita.

Créditos da imagem: Commons

Escrito por: Rafael Ajooz