Coreia do Norte confirma pacto de defesa mútua com Rússia

A Coreia do Norte confirmou, na segunda-feira (11), o acordo de parceria estratégica abrangente com a Rússia. O acordo, assinado por Kim Jong Un e Vladimir Putin em junho deste ano, indica uma cooperação dos países a nível internacional, assim como assistência mútua imediata em situação de agressão armada contra um dos países.

As nações também não poderão celebrar acordos com Estados terceiros que sejam dirigidos contra a soberania, o direito à livre escolha, a segurança, a integridade territorial e o desenvolvimento dos sistemas social, econômico, cultural e político da outra parte. O trecho tem como objetivo garantir a relação cordial entre os Estados.

A confirmação do acordo ocorre em meio ao envio de 11 mil soldados norte-coreanos à Rússia para ajudar o país na guerra contra a Ucrânia. Dos militares, 8 mil foram vistos posicionados na região de Kursk, que faz divisa com o território ucraniano. Especialistas de guerra acreditam que Moscou esteja se preparando para já avançar com as tropas.

Créditos da imagem: Commons

Escrito por: Rafael Ajooz