Festival Botecar chega ao Rio em 21 de novembro com 35 bares e concurso de petiscos inspirados na música carioca
O Festival Botecar está chegando ao Rio de Janeiro para comemorar uma década de celebração à cultura botequeira. Entre os dias 21 de novembro e 20 de dezembro, 35 bares cariocas, entre tradicionais e novos, das Zonas Sul e Norte, vão participar de um concurso inusitado. Cada estabelecimento escolherá um petisco inspirado na música carioca, que será degustado e votado pelo público e por jurados especializados.
A novidade dessa edição está na escolha da música como tema para os petiscos. Por exemplo, o Bar da Frente se inspira no funk de Tati Quebra Barraco, “Tá Ardendo, Assopra”, com o petisco “Risole de Frango Assado Picante”. Já o Bar do Bode Cheiroso, no Maracanã, vai oferecer o “Bobode Camarão que Dorme”, inspirado no clássico do samba. Outro destaque é o Quitanda, no Catete, que homenageia o compositor Moacyr Luz com sua “Maxixada da Luz”, maxixe recheado com calabresa.
O festival será aberto a todos os amantes da gastronomia e música, com petiscos que variam entre R$ 25 e R$ 40, e a cerveja oficial Brahma. O público terá 30 dias para degustar e votar, com jurados avaliando petisco, ambiente, atendimento e temperatura da bebida.
Participações confirmadas: Aconchego Carioca, Adega do Pimenta, Adonis, Bafo da Prainha, Baixela, Bar Barata Ribeiro, Bar da Gema, Bar da Frente, Bar da Portuguesa, Bar do Momo, Bar do Trotta, Bar Madrid, Bar Maravilha, Bar Urca, Bode Cheiroso, Casa Porto, Costelas, Gato de Botas, Kalango, Lá na Rosi, Maria Lôca, Pavão Azul, Porco Amigo, Portinha, Quitanda, Real Chopp, Suru Bar, Tô Careca de Saber, Jobi, Jobá, Enchendo Linguiça e Xepa, Zuza e Capiau, além da abertura do 5ª Categoria.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Reprodução