‘Resenhas’ do Galpão Bela Maré apresenta nova Eexposição ‘Aurora Violenta’ de Darks Miranda na Casa França-Brasil
Em novembro, o Galpão Bela Maré promove mais uma edição do Programa de Resenhas, trazendo a exposição “Aurora Violenta” da artista Darks Miranda. Com obras em escultura e audiovisual, a exposição reflete sobre os contrastes de “dia&noite” e ficará aberta ao público entre os dias 8 e 17 de novembro na Casa França-Brasil, no Centro do Rio de Janeiro.
A abertura, marcada para o dia 8 de novembro, contará com uma roda de conversa com a artista às 17h, guiada pela crítica textual “Boa Noite Sol,” desenvolvida pelo grupo Selvagem – Ciclo de Estudos sobre a Vida. O texto será publicado no site do Galpão Bela Maré (www.belamare.org.br) no dia 1º de novembro, promovendo uma análise sobre as temáticas abordadas pela artista e os conceitos que orientam o Programa de Resenhas, como “Transitar&Ocupar.”
Programa de Resenhas e o conceito de Dia&Noite
Sob a curadoria de Anna Luísa Oliveira, Ana V. Lopes e Gilson Plano, o Programa de Resenhas promove diálogos entre artistas e críticos para fomentar a criação e a reflexão artística no cenário contemporâneo. As atividades, que ao longo do ano incluíram exibições e produções textuais de curta duração, destacam a temática “Dia&Noite,” explorando a ocupação de espaços públicos em parceria com instituições culturais.
Sobre o Galpão Bela Maré e o Observatório de Favelas
Inaugurado em 2011, o Galpão Bela Maré é um projeto do Observatório de Favelas voltado à arte periférica e às expressões culturais no Rio de Janeiro, com o objetivo de conectar essas manifestações ao circuito de arte contemporânea. O Observatório de Favelas, criado em 2001, atua na promoção de direitos e na construção de políticas públicas para as favelas, destacando seu papel fundamental no fortalecimento da democracia e na valorização desses territórios.
Serviço:
– Exposição “Aurora Violenta” – Darks Miranda
– Data: 8 a 17 de novembro de 2024
– Local: Casa França-Brasil, Rua Visconde de Itaboraí, 78 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
– Horário: Terça a domingo, das 10h às 17h, com atendimento exclusivo para pessoas com deficiência intelectual e mental às quartas-feiras, das 10h às 11h.
– Entrada: Gratuita