Neste fim de semana: 5ª edição do evento Viradão Cultural Suburbano retorna com atrações artísticas e culturais gratuitas
Em sua quinta edição, o Viradão Cultural Suburbano está de volta, a primeira compondo o Calendário Oficial de Eventos da Cidade do Rio de Janeiro, o maior festival de arte e cultura dos subúrbios acontece nesta sexta (8), e domingo (10), em bairros da Zona da Leopoldina, com todas as atrações gratuitas.
O 5º Viradão tem a abertura oficial na sexta-feira (8), às 18h, na Escola Quilombista Dandara doa Palmares, no Complexo do Alemão (Rua Sebastião de Carvalho, 36- Ramos). Um “lugar de cura quilombista”, que se propõe a ser um espaço aberto para apresentação e projeção de novos artistas locais. Lá, o coletivo Leopoldina Hip-Hop apresentará edição especial do evento que realiza em parceria com o Sarau da Zilda.
A programação completa do maior festival de arte e cultura dos subúrbios, disponível nas mídias digitais do Viradão, é extensa e bem variada. Entre outras manifestações artísticas, ela reúne música, teatro, dança, artes plásticas, performances, intervenções urbanas e literatura.
Serão homenageados, Altamiro Carrilho, monstro sagrado do choro, que em dezembro completaria 100 anos, e a sambista Leci Brandão, primeira mulher a integrar a ala de compositores e compositoras da Mangueira.
O Viradão Cultural Suburbano, fundado em 2019, tem como objetivo principal dar visibilidade à potencialidade criativa do povo dos subúrbios, como forma de contestar as narrativas que associam esses lugares quase que única e exclusivamente à carência e à violência.
SEXTA 8/11
Escola Quilombista Dandara dos Palmares
18h – LH2 em Parceria com Sarau da Zilda. Responsáveis: Ana, Cláudio Jorge e demais
SÁBADO 9/11
Feira Orgânica de Olaria
10h – Escola de Percussão Bernardo de Vasconcelos + Bloco D’água. Responsáveis: Rafael G e (Falta pelo menos + uma pessoa).
Cacique de Ramos
9h – Roda de Conversa: “Saberes Ancestrais”. Responsáveis: Carlinhos e (Falta pelo menos + uma pessoa).
Reginaldos Bar – Reduto Pixinguinha
13h – Canjas no Boteco, com a Roda de Samba do Compositores Resistência. Responsáveis: Nunuka, Rafael G. e demais.
Cacique de Ramos.
13h – Ensaio da Bateria do Cacique de Ramos.
Palco da Vida. Responsáveis: Carlinhos, Fabrício e demais.
MEU KANTINHO
13h – Roda de Choro Sebastião Cloves. Responsáveis: Pelo menos duas pessoas.
15h – Oficina de Teatro Infantil e Apresentação da Peça Teatral: Os Saltimbancos. Responsáveis: Wal e Will.
BARMAZEM
15h – Apresentação de Bandas, sob o Comando do DJ Terror.
CASARTI
19h – Causos, Causas e Canções (Com o Poeta Julinho Terra e o Músico Marcus Vas). Rafael Matoso e pelo menos + uma pessoa.
DOMINGO 10/11
OLARIA
12h – Roda de Samba e Choro c/ o Grupo Ernestos do Choro e Apresentação da Camerata/Orquesta Popular Jonas Barros. Responsáveis: Nunuka, Cláudio Jorge e demais
Manga Rosa
18h – Apresentação dos Músicos inscritos no Edital (Violão e Voz).
Responsáveis: Rafael G. e Marcus Vas.
SEGUNDA 11/11
MANGUINHOS
19h – Roda de Rima e Slam do Por Amor a Cultura – Pac’Stão. Responsáveis: Faltam duas pessoas.
SEXTA 29/11
ARENA DICRÓ
15h – Encerramento das atividades do 5º Viradão Cultural Suburbano, com roda de conversa com produtores e, shows das bandas de rock. Responsáveis: Yara e pelo menos mais uma pessoa.
Por: Carolina Sepúlveda
Foto: divulgação