Fake News: vídeo que mostra choro de Guga Chacra após vitória de Trump é falso
Após a apuração das eleições americanas, que confirmou a vitória do republicano Donald Trump, um vídeo que mostra o jornalista Guga Chacra chorando em um estúdio de televisão começou a circular nas redes sociais. Legendas sugerem que o choro do jornalista está relacionado à vitória de Donald Trump na eleição presidencial de 2024 nos Estados Unidos. Porém, a cena emocionada nada teve a ver com a reeleição de Trump.
A legenda falsa colocada sobre o vídeo diz: “Esquerdista vendo que Trump foi eleito novamente presidente dos EUA. O choro é livre…”
As cenas com o comentarista político da GloboNews foram gravadas em 2020. Na ocasião, Guga se emocionou ao falar sobre a expansão da pandemia de Covid nos Estados Unidos, resultando na morte de 345 mil pessoas naquele ano, de acordo com o relatório dos Centros para Controle e Prevenção de Doenças americano (CDCs).
Em novembro, a análise política de Chacra sobre a possível vitória de Trump era positiva e de superação.
“É diferente do Obama, do Reagan e do Clinton. Quer dizer, ele havia sido derrotado há quatro anos, havia sido condenado na justiça, acusado de ser antidemocrático, mas mesmo assim conseguiu voltar e ter uma vitória sólida, mais forte, inclusive, do que a vitória que ele obteve em 2016, pelo fato de ele ter ganho agora no colégio eleitoral. E vai ter uma folga maior, inclusive, no Senado. Vai ter um Senado, uma maioria bem mais tranquila para ele.”
Trump foi eleito com 50,7% dos votos, contra 47,7% da democrata Kamala Harris.
Por: Ágatha Araújo
Foto: reprodução