‘Tour da propina’: 22 policiais são investigados pela Corregedoria da Polícia Militar por extorsão
Na manhã desta quinta-feira (07), a Corregedoria da Polícia Militar iniciou uma operação que tem como alvo 22 policiais militares. Os agentes devem cumprir ao longo do dia os mandados de prisão, além de 58 de busca e apreensão, na investigação que apura extorsões e ameaças que teriam sido cometidas pelos agentes a comerciantes em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. De acordo com as investigações, além de dinheiro, os PMs foram flagrados recolhendo engradados de cerveja e até frutas dos estabelecimentos. Até as 10h20, 20 policiais já haviam sido presos.
Eles foram denunciados por crimes como corrupção passiva, negativa de obediência e associação criminosa. Segundo a denúncia, foi identificado o recolhimento de valores em 54 estabelecimentos comerciais.
O esquema foi chamado de “tour de propina” porque os policiais visitavam em sequência dezenas de comércios para arrecadar dinheiro ilicitamente.
Segundo a porta-voz da PM, tenente-coronel Cláudia Moraes, ainda não se sabe o montante que os envolvidos teriam conseguido arrecadar por meio das extorsões.
“Tratava-se de um esquema de que eles extorquiam determinados valores. Então, provavelmente, a gente está falando de um montante muito alto. Mas esse dinheiro não está reunido num lugar”, disse Moraes.
Por: Ágatha Araújo
Foto: divulgação/PMERJ