Covid-19: Rio registra aumento ‘discreto’ nas taxas de positividade

Divulgado nesta quarta-feira (06), o “Panorama Covid-19” da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro aponta um “aumento discreto” nas taxas de positividade em testes rápidos de Covid-19 no estado. O relatório considera dados da semana epidemiológica de 20 a 26 de outubro e sugere, segundo a pasta, uma “tendência geral de estabilidade nos indicadores da doença” em comparação com as quatro semanas anteriores.

Ao comparar a última semana epidemiológica com a de 22 a 28 de setembro, houve um aumento na taxa de positividade nos testes rápidos realizados na rede pública pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen), passando de 9,1% para 11,07%, informa a secretaria. Nos laboratórios privados do sistema Dasa, a taxa de positividade também subiu, de 8,72% para 9,86%

Entre os testes RT-PCR, que fazem diagnóstico laboratorial a partir de amostras respiratórias, o Lacen também registrou aumento na taxa de positividade, de 5,35% na última semana de setembro para 13,7% entre 20 e 26 de outubro. Entretanto, se comparado com a semana epidemiológica anterior, de 13 a 19 de outubro, houve uma queda, já que a positividade estava em 18,2%.

Na rede privada, a positividade nos testes RT-PCR do sistema Dasa apresentou redução quando comparada a última semana epidemiológica com quatro semanas atrás, caindo de 13,18% para 9,04%.

Por: Ágatha Araújo

Foto: reprodução