Zelensky e Netanyahu parabenizam Trump pela vitória na eleição dos EUA
O candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, assegurou virtualmente a vitória sobre a democrata Kamala Harris ao vencer a disputa na Pensilvânia, nas primeiras horas desta quarta-feira (6). A vitória foi motivo de felicitações ao redor do mundo, incluindo as de Netanyahu e Zelensky, atores das duas principais grandes guerras que o mundo enfrenta.
O premier de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que a eleição de Donald Trump foi “o maior retorno da História”, e que seu retorno à Casa Branca “oferece um novo começo para a América e um poderoso compromisso com a grande aliança entre Israel e a América”, completando que essa foi “uma grande vitória”.
O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, felicitou Trump pela vitória nas eleições presidenciais dos Estados Unidos.
Nas primeiras horas desta quarta-feira (6), Zelensky classificou o triunfo de Trump como “impressionante” e disse esperar que a chegada do republicano à Casa Branca traga “paz para a Ucrânia” em breve.
“Aprecio o comprometimento do presidente Trump com a abordagem de ‘paz pela força’ em assuntos globais. Este é exatamente o princípio que pode praticamente aproximar a paz justa na Ucrânia. Tenho esperança de que o colocaremos em ação juntos”, disse Zelensky.
Durante sua campanha, Trump sugeriu que acabaria com o apoio ao esforço de guerra de Kiev e completou dizendo que poderia resolver a guerra “em um dia”.
Créditos da imagem: Commons
Escrito por: Rafael Ajooz