Itamaraty aposta em contatos com republicanos na relação Lula-Trump

O Itamaraty aposta em contatos do Partido Republicano no Congresso americano e da campanha presidencial do partido nas últimas semanas para construir uma relação com Donald Trump. O ex-presidente venceu as eleições do Estados Unidos na manhã de quarta-feira (6).

A ideia é evitar que a posição declarada do presidente Lula a favor de Kamala Harris na última sexta-feira (1º) prejudique a relação de 200 anos entre os dois países.

De acordo com o próprio Itamaraty, houve contatos com integrantes da campanha de Trump e com republicanos no Congresso, como o deputado Lance Goode, um dos copresidentes da Frente Parlamentar Brasil-EUA na Câmara, o chamado Brazil Caucus.

A diplomacia brasileira, além disso, se aproximou de instituições ligadas ao Partido Republicano nas últimas semanas, como a Heritage Foundation.

A aposta é que esses contatos servirão para tentar manter a relação bilateral e histórica entre os dois países, independentemente da relação pessoal de Lula e Trump.

Do ponto de vista interno, a vitória de Trump é vista como um problema, já que se acredita que o presidente americano fortalecerá a agenda bolsonarista de anistia a Jair Bolsonaro e críticas ao Supremo Tribunal Federal.

 

Créditos da imagem: Commons

Escrito por: Rafael Ajooz