Astronauta presa no espaço há 153 dias aparece em nova imagem e estado de saúde desperta preocupação
Sunita Williams e Barry Wilmore estão presos na Estação Espacial Internacional (ISS) há 153 dias, eles estão lá desde que o Boeing Starliner apresentou problemas técnicos no dia 6 de junho, os dois aguardam resgate previsto para 2025. Apesar de os dois sempre expressarem bom humor e positividade em suas entrevistas e aparições públicas, a divulgação de uma nova imagem causou surpresa nas pessoas, Sunita aparece visivelmente abatida e mais magra.
Na imagem os dois aparecem rindo e jantando, eles comem pizza de pepperoni, ketchup, mostarda e nozes. A indicação é de que eles consumam pelo menos 3.500 calorias por dia para diminuir o impacto que pode ser causado no corpo.
O Dr. Vinay Gupta falou ao Daily Mail que a diminuição de peso nessas circunstâncias é algo normal, o corpo humano gasta mais calorias do que o normal, um estudo já revelou que as mulheres perdem uma quantidade maior de plasma no sangue do que homens durante viagens espaciais, a taxa metabólica aumenta consideravelmente. Outro problema que precisa ser observado é a atrofia muscular por conta do pouco espaço para movimentação, os astronautas precisam consumir um alto número de carboidratos por conta do déficit calórico e não conseguem ter uma alimentação balanceada.
Por: Victoria Brasil
Imagem: Reprodução