Valdecy Urquiza, delegado da PF, é primeiro brasileiro a liderar Interpol
Valdecy Urquiza é nomeado novo secretário-geral da Interpol. A assembleia-geral da Interpol, realizada nesta terça-feira (5), aprovou o nome do delegado da Polícia Federal como o novo secretário-geral do órgão internacional, quebrando um domínio de mais de 100 anos exercido por europeus e norte-americanos.
Urquiza, que é diretor de cooperação internacional da Polícia Federal e vice-presidente da Interpol nas Américas, teve seu nome escolhido pelo comitê executivo da Interpol em junho. Durante a assembleia, ele discursou para os representantes dos 196 países membros, que posteriormente votaram para ratificar sua escolha.
Com a confirmação, Urquiza iniciará oficialmente seus trabalhos na sede da Interpol em Lyon, França, nesta quinta (7), acompanhado de sua equipe, que inclui o ‘02’ da PF, Gustavo Souza. A eleição foi realizada após um processo rigoroso, onde o comitê executivo, composto por 13 países, avaliou os candidatos e votou, resultando em 8 votos a favor do brasileiro e 3 para seu concorrente britânico.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Reprodução