Pacote de corte de gastos será apresentado a ministérios nesta terça (05)
Nesta terça-feira (05), o Ministério da Fazenda informou que o pacote de corte de gastos obrigatórios será apresentado a outros ministérios. Ainda nesta semana, a proposta está prevista para ser enviada ao Congresso Nacional. Segundo o Ministério da Fazenda, a Casa Civil vai chamar ministérios para discutir a situação fiscal do país e as propostas de corte de despesas. Porém, o governo não indicou quais pastas serão convocadas.
“Nesta terça, outros ministérios serão chamados pela Casa Civil para que também possam opinar e contribuir no âmbito das mesmas informações”, informou a pasta.
Ainda nesta terça, o presidente Lula (PT) deve se reunir à tarde com atores diretamente envolvidos no debate: o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e a secretária-executiva da pasta, Miriam Belchior; a ministra da Gestão, Esther Dweck, e o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
O pacote pretende propor um limite para despesas obrigatórias para preservar as regras previstas no arcabouço fiscal. Ele incluiria mudanças na vinculação de gastos de áreas como saúde e educação, mas deixaria de fora o aumento real do salário mínimo e a vinculação da aposentadoria ao mínimo.
Por: Ágatha Araújo
Foto: Wikimedia