Manutenção anual do Sistema Guandu é reagendada para 26 de Novembro

A Cedae adiou a manutenção anual preventiva do Sistema Guandu para o dia 26 de novembro, após reunião do Conselho do Sistema de Fornecimento de Água (CSFA). O serviço, que estava agendado para esta quinta-feira, dia 7, foi transferido para garantir que o abastecimento da população não fosse mais afetado.

A mudança de data segue um reparo emergencial realizado na elevatória de água tratada da Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu, em Nova Iguaçu. Este reparo, iniciado na noite de segunda-feira e concluído nesta terça-feira pela manhã, impactou o abastecimento em várias regiões do estado, incluindo pelo menos 18 bairros na Zona Oeste do Rio e áreas da Baixada Fluminense, com regularização prevista em até 72 horas para as partes altas e extremidades da rede.

A manutenção anual é crucial para preparar as estruturas para os meses mais quentes do ano, quando o consumo de água aumenta significativamente. Inicialmente marcada para 5 de setembro, a manutenção já havia sido adiada devido a uma onda de calor e à estiagem prolongada. O Sistema Guandu, que inclui a ETA e a Elevatória do Lameirão, abastece mais de 10 milhões de pessoas na capital e na Baixada Fluminense.