Idoso tem aposentadoria suspensa por erro do INSS após homem com mesmo nome morrer: ‘Falaram que era óbito’
Milton Ferreira da Silva, aposentado de 75 anos, enfrenta uma batalha para reaver sua aposentadoria, que foi suspensa desde dezembro de 2023. O problema ocorreu devido à confusão com o nome, pois um homem com um nome idêntico faleceu, levando o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a declarar Milton como morto e cancelar seu benefício.
Morador de Porto Nacional, no Tocantins, Milton tentou várias vezes comprovar sua identidade ao INSS, apresentando documentos como certidão de nascimento e comprovante de residência, além de realizar a prova de vida. No entanto, sua situação não foi resolvida.
“Cheguei no banco e eles mandaram eu ir no INSS. Fui lá e disseram que era óbito. Eu disse: ‘como é que eu sou óbito? Estou aqui conversando com vocês’”, relatou o idoso.
A confusão é agravada pelo fato de que os pais de Milton também têm os mesmos nomes que os pais do falecido. O INSS confirmou à TV Anhanguera que está analisando o caso.
Com a suspensão do pagamento, Milton depende de ajuda familiar para cobrir suas despesas, incluindo alimentação e medicações. Ele é hipertenso, teve um acidente de moto recentemente e enfrenta problemas cardíacos. Sua filha, Flávia Ferreira dos Santos Silva, que é funcionária pública, disse que a família já procurou a Defensoria Pública e a Polícia Federal, além de ter contratado um advogado para resolver a situação.
“Temos até o dia 25/11 para que o INSS nos explique por que o pagamento não foi liberado, apesar de termos apresentado toda a documentação exigida”, explicou Flávia.
Enquanto isso, Milton consegue receber medicamentos em postos de saúde, mas depende da ajuda de familiares para outras despesas.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Reprodução/TV Anhanguera