Cidade de Santa Catarina é declarada Capital Nacional dos Atiradores
Nesta segunda-feira (04), a cidade de Jaraguá do Sul foi declarada a Capital Nacional dos Atiradores. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União e assinado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). No decreto, é mencionada uma “sanção tácita” do presidente Lula (PT), que ocorre quando o chefe do Estado não sanciona nem veta uma lei no prazo de 15 dias úteis após a aprovação do projeto pelo Congresso Nacional.
O projeto foi apresentado pelo ex-deputado federal Rogério Peninha (MDB) em 2018. Ele argumentou que a Festa do Tiro, realizadas pelas comunidades alemãs de Santa Catarina, principalmente de Jaraguá do Sul, justificavam o título.
“Esse título, além de garantir visibilidade nacional ao Município de Jaraguá do Sul, pretende levar ao conhecimento de todos a importância de se preservar as raízes germânicas, que também se fazem presentes no mosaico cultural da diversidade brasileira”, explica o parlamentar.
Contra o armamento, Lula assinou, em 2023, um decreto que aumentava o controle sobre as armas no país. O presidente estava com o projeto de Peninha desde 14 de outubro, e não sancionou no prazo.
Por: Ágatha Araújo
Foto: reprodução