Prazo para vistoria anual de gás no Rio se estende até 2026; apenas 5% dos imóveis realizaram inspeção obrigatória
A Inspeção Periódica do Gás (IPG) é um procedimento obrigatório para todos os imóveis que utilizam gás canalizado no Rio de Janeiro, mas apenas 5% deles já realizaram essa vistoria. O prazo para a realização da inspeção foi estendido até 22 de março de 2026, oferecendo mais tempo para os consumidores, tanto residenciais quanto comerciais, que inicialmente tinham que cumprir a obrigação até 2023.
A inspeção deve ser realizada por empresas habilitadas pelo Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) e não é realizada pela concessionária Naturgy. Para encontrar uma empresa credenciada, os consumidores podem acessar o site da Naturgy e procurar pelo “Organismo de Inspeção – Instalações Prediais de Gás Combustível”. O objetivo da inspeção é garantir que fogões, aquecedores e a canalização estejam em conformidade com as normas de segurança, e não para realizar reparos.
A Naturgy recomenda que a inspeção seja feita em conjunto, principalmente em condomínios, o que pode ajudar a reduzir custos. Caso sejam identificadas irregularidades que representem risco durante a vistoria, a companhia poderá interromper o fornecimento de gás até que os problemas sejam resolvidos. A continuidade do fornecimento também pode ser afetada se o cliente não cumprir a exigência de realizar a inspeção a cada cinco anos.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: iStock