EUA: Pesquisas mostram Kamala e Trump empatados à véspera de eleição
Kamala Harris e Donald Trump chegam tecnicamente empatados à véspera da eleição presidencial dos Estados Unidos de 2024. O cenário acirrado se faz presente tanto no cenário nacional quanto nos estados-pêndulo, aqueles que decidirão, de fato, o pleito.
A última pesquisa nacional feita da CNN, conduzida pelo SSRS, aponta que a democrata e o republicano possuem exatos 47% de apoio cada um entre os prováveis eleitores — nos EUA, o voto não é obrigatório, e fazer as pessoas irem às urnas é um dos principais desafios para os candidatos.
Em setembro, os prováveis eleitores se dividiram em 48% para Kamala e 47% para Trump; e uma pesquisa da CNN logo após o presidente Joe Biden ter desistido da disputa revelou que 49% dos eleitores registrados tinham intenção de voto no republicano, e 46% na democrata.
No entanto, avaliar o cenário nos estados também é importante, por causa do sistema do Colégio Eleitoral. Nele, um número específico de “delegados” é determinado para cada estado, proporcional ao tamanho da população. Um dos dois candidatos só será eleito presidente conquistando o voto de 270 delegados.
A média de pesquisas feita pela CNN, levando em consideração o período entre 10 de outubro e 2 de novembro, aponta uma disputa acirrada da mesma maneira entre prováveis eleitores em três estados-pêndulo:
- Arizona: 49% para Trump x 47% para Kamala
- Carolina do Norte: 48% para Trump x 47% para Kamala
- Geórgia: 49% para Trump x 47% para Kamala
Nos outros três, a média de pesquisas feita pela CNN, no período de 16 de outubro até 2 de novembro, revela os seguintes resultados de intenção de voto:
- Michigan: 48% para Kamala x 46% para Trump
- Pensilvânia: ambos com 48% de apoio
- Wisconsin: 49% para Kamala x 46% para Trump
No estado de Nevada, a última pesquisa da CNN mostrou que Trump tem 48% das intenções de voto, enquanto Kamala possui 47%.
Créditos da imagem: Divulgação
Escrito por: Rafael Ajooz