Enem 2024: primeiro dia do exame teve pautas sociais e nível médio de dificuldade
O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve nível de dificuldade médio e surpreendeu ao apresentar temas atuais e modernos. Aplicada neste domingo (03), a prova era composta por 90 questões de linguagens e ciências humanas, contando também com línguas estrangeiras e uma redação dissertativa-argumentativa. Os alunos tinham 5 horas e meia para realizar o exame.
“De modo geral, a prova teve um nível de desafio médio. Contudo, o estudante que se preparou e realizou questões de anos anteriores não enfrentou grandes dificuldades, tendo como principal desafio a gestão do tempo”, avalia Luiz Otávio Ciurcio Neto, coordenador do Poliedro Curso São Paulo.
Em filosofia, a prova exigiu mais conhecimento técnico sobre epistemologia e ética. Já em linguagens, professores avaliaram que houve poucas dúvidas em relação às questões de gramática e texto, embora os textos fossem muito extensos. O tema da redação, que abordou os “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, não era óbvio, mas foi considerado de fácil execução.
“O aluno teria que ter uma habilidade de leitura interessante e, além disso, retomar conceitos que ele aprendeu em aula para conseguir chegar no gabarito, que, inclusive, trazia um termo bem técnico também, um termo bem específico da história da Filosofia, o termo epistemologia”, avalia Henrique Morele, professor de Filosofia e Sociologia do Colégio Oficina do Estudante.
Em história, o professor Rodrigo Magalhães avalia que a prova seguiu o do padrão do Enem.
“Grande necessidade de interpretação, mas uma prova cansativa, com textos bem longos. Apenas três questões com imagens na prova de ciências humanas, um predomínio bastante grande de textos”, diz.
O segundo dia do Enem está marcado para o próximo domingo (10).
Por: Ágatha Araújo
Foto: Wikimedia