Depois do desastre em Valência, inundações prejudicam Barcelona; pista do aeroporto se transforma em rio e voos são suspensos
Nesta segunda-feira (4), a área de Barcelona enfrenta tempestades intensas e inundações. As inundações, que ocorreram em várias regiões da cidade, impactaram estradas, linhas de metrô e interromperam voos no aeroporto internacional local.
A capital da Catalunha, a região que ficou afetada na cidade de Barcelona, está sob alerta vermelho da Agência Estatal de Meteorologia espanhola (Aemet) nesta segunda. Moradores da cidade receberam em seus celulares um alerta para “chuvas extremas e contínuas” no sul da cidade emitido pela Defesa Civil para chuva forte e enchentes, com orientação para ficarem em casa.
A pista do Aeroporto Internacional de El Prat “virou um rio” por conta das enchentes. A operadora de aeroportos da Espanha, Aena, informou nesta segunda-feira que 50 voos que partiriam do aeroporto El Prat, em Barcelona, foram cancelados ou sofreram atrasos severos. Outros 17 voos que pousariam no local tiveram que ser desviados.
Nesta segunda, Óscar Puente, Ministro dos Transportes da Espanha, anunciou a suspensão de todos os trens suburbanos no nordeste da Catalunha, uma área com 8 milhões de habitantes, atendendo ao pedido das entidades de proteção civil.
A Espanha ainda se recupera da tragédia em Valência, em que 217 pessoas morreram e dezenas ficaram desaparecidas após tempestades e enchentes atingirem a região. O governo espanhol anunciou o envio de mais 2.500 tropas do exército para ajudar nos esforços de resgate, totalizando 7.500 soldados.
Por: Carolina Sepúlveda
Foto: reprodução internet