Bebê de 10 meses viraliza com altura e peso de criança de 2 anos: ‘Potencial genético’
Henrí Bandeira de Mello Barbosa Xavier, um bebê de apenas 10 meses, tem chamado atenção nas redes sociais pelo crescimento acelerado. Com impressionantes 14 quilos e 79 centímetros de altura, Henrí já ultrapassa as médias de crescimento estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para sua idade. O sucesso do garotinho começou quando sua mãe, Alessandra Barbosa Xavier, compartilhou um vídeo mostrando a evolução do filho, que nasceu com 4,2 kg e 51 cm em Juiz de Fora, no final de 2023.
Alessandra relata que, desde cedo, Henrí mostrava um crescimento fora do padrão. Aos dois meses, já pesava quase sete quilos e, aos seis meses, atingiu 11,6 kg. Com tamanho e peso que se assemelham aos de uma criança de 15 meses, o desenvolvimento do bebê gerou dúvidas e curiosidades. A mãe, preocupada, procurou orientação médica, mas foi tranquilizada ao ser informada de que o crescimento de Henrí reflete um potencial genético familiar. O pai de Henrí tem 1,82 m, enquanto Alessandra mede 1,56 m.
“Quando recebemos o cartãozinho com a curva de crescimento o Henrí estava quase para fora da página. Eu ficava morrendo de medo e perguntando para os médicos se precisava fazer uma dieta”, conta Alessandra. Hoje, Henrí segue uma rotina de alimentação natural, sem alimentos industrializados ou açúcar, mantendo-se apenas com aleitamento materno e alimentos orgânicos.
Alessandra conta que, quando as contrações começaram, a família partiu de Três Rios (RJ) para Juiz de Fora, onde foram realizados o pré-natal e o planejamento do parto, em um percurso de cerca de 60 km. No hospital, a mulher foi internada com contrações a cada três minutos, mas sem progresso na dilatação.
“Fiquei 24 horas em trabalho de parto até que a contração ficou absurdamente forte e comecei a desmaiar. O médico recomendou uma cesárea, por causa dos desmaios, e pedi para fazer. Na hora em que o Henrí saiu, todo mundo falou que estava explicado por que não estava nascendo. Ele era realmente grande, e o ultrassom feito dois dias antes não tinha mostrado o tamanho dele”
Os desafios do dia a dia também se destacam. Em uma recente viagem à Europa, a família sentiu na pele o peso de carregar Henrí por longos trajetos.
“Todo mundo ficou com a coluna doendo depois dessa viagem. No último dia, tivemos que alugar um carrinho porque eu, meu marido e minha irmã não estávamos dando conta”, revela Alessandra, que também já enfrentou comentários inusitados de estranhos e familiares.
“Minha avó fica apavorada. Fala comigo que eu não posso dar leite materno para ele a hora que ele estiver com fome, que preciso distraí-lo e até deixar chorando para alimentar o bebê de 3 em 3 horas certinho”, compartilha.
Mesmo com o crescimento incomum, a família tem recebido apoio nas redes sociais, onde muitos se encantam com o bebê e elogiam seu desenvolvimento saudável. Alessandra comenta que, ao contrário de outros casos de preconceito nas redes sociais, como o da filha da influenciadora Viih Tube, a repercussão sobre Henrí tem sido majoritariamente positiva.
Hoje, a família reside no Rio Grande do Sul, mas Henrí segue com acompanhamento médico regular em Juiz de Fora, onde nasceu.
“Ele não tem acesso às telas, então adora ficar engatinhando por todo o lado e ficar fazendo bagunça”, conta Alessandra, revelando um pouco da personalidade do filho.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Alessandra Barbosa