MDB, PL e PT anunciam apoio à candidatura de Hugo Motta para presidir Câmara

Na noite desta quarta-feira (30), os partidos MDB, PL e PT anunciaram apoio formal à candidatura do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) à Presidência da Câmara. PL e o PT têm as maiores bancadas da Câmara e pertencem a espectros políticos opostos, o que mostra a força da aliança de Motta. A federação liderada pelo PT tem 80 deputados; o PL, 92; e o MDB 45 deputados.

Nesta terça (29), o PP foi o primeiro partido a formalizar o apoio a Motta. Depois o próprio Republicanos — partido do candidato — declarou o apoio, e também o Podemos. Indicado pelo atual presidente, Arthur Lira (PP-AL), Motta foi do MDB por dois mandatos e agradeceu o apoio do partido.

Nós tivemos uma ótima reunião com a bancada do MDB, onde pontos importantes foram colocados, de ter na presidência alguém com equilíbrio necessário para promover debates que a Casa precisa”, afirmou.

O presidente do MDB, deputado Baleia Rossi (SP), disse que o partido espera de Motta a busca por consensos e diálogo.

“Nós esperamos de você equilíbrio, busca de consensos, que a gente possa ter diálogo, mesmo nas pessoas que pensam diferente. A busca de uma agenda que possa fazer nosso país avançar. Conte com o MDB”, afirmou Rossi.

A ala bolsonarista também demonstrou apoio ao republicano. O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, elogio a indicação de Motta.

“Hugo Motta é muito equilibrado e tende a ser um bom presidente”, afirmou Valdemar. Na lista dos pedidos feitos pelo PL está a exigência de que o novo presidente da Camara ponha em votação o projeto da anistia para os condenados do 8 de Janeiro. O PL também quer a vice-presidência e ampliar espaços em comissões importantes. Tivemos uma reunião muito boa com a bancada. Agora, o pessoal só está acertando os espaços e a nossa pauta”, afirmou o líder da sigla.

A eleição para a presidência da Câmara está marcada para 1.º de fevereiro de 2025.

Por: Ágatha Araújo

Foto: Agência Brasil