Caso Marielle: júri popular decide sentenças de Lessa e Queiroz nesta quarta (30)
Nesta quarta-feira (30), os ex-PM Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz, assassinos confessos da vereadora Marielle Franco e de seu motorista Anderson Gomes, vão a júri popular. O julgamento está previsto para começar às 9h no 4º Tribunal do Júri do Rio, no Centro do Rio. Presos desde 2019, os réus serão ouvidos de forma remota. Lessa está preso na Penitenciária de Tremembé, no interior de São Paulo, e Queiroz, no Centro de Inclusão e Reabilitação, em Brasília.
O conselho de sentença será formado por 21 pessoas comuns, das quais sete serão sorteadas na hora. Durante o julgamento, todas ficarão isoladas. Elas terão que dormir no Tribunal de Justiça do Rio em razão da segurança do processo. Elas decidirão se Lessa e Queiroz são culpados ou inocentes.
A dupla responde pelos crimes de duplo homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, emboscada e sem chance de defesa da vítima); tentativa de homicídio contra Fernanda Chaves, assessora de Marielle, que sobreviveu; receptação do Cobalt prata, clonado, que foi usado no crime e depois “desmanchado” para descarte das peças.
O Ministério Público vai solicitar pena máxima para os condenados. Segundo o Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/FTMA), os réus podem pegar até 84 anos de prisão para cada um.
A parlamentar foi assassinada em 14 de março de 2018.
Por: Ágatha Araújo
Foto: Creative Commons