Caso Marielle: julgamento de Lessa e Queiroz será transmitido no Youtube
Passados seis anos do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, os réus Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz são levados ao júri popular. O julgamento está previsto para as 9h, no Tribunal de Justiça do Estado do Rio, no centro da capital. Presos desde 2019, os ex-PM serão ouvidos de forma remota. Lessa está preso na Penitenciária de Tremembé, no interior de São Paulo, e Queiroz, no Centro de Inclusão e Reabilitação, em Brasília. Testemunhas também poderão participar de forma on-line.
O julgamento terá transmissão ao vivo pelo canal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro no YouTube.
A dupla responde pelos crimes de duplo homicídio triplamente qualificados, um homicídio tentado (contra a assessora da parlamentar, Fernanda Chaves, que sobreviveu), e pela receptação de um Cobalt, utilizado no dia do crime e posteriormente, desmontado. O Ministério Público vai recorrer ao ao Conselho de Sentença do IV Tribunal do Júri, a condenação máxima para os condenados, que pode chegar a 84 anos para cada um.
Em sua delação premiada, Ronnie Lessa assumiu que foi o responsável pelos disparos, matando Marielle, o alvo da ação, e o motorista Anderson, em 14 de março de 2018. Já Élcio de Queiroz admitiu ser apenas o responsável por dirigir o veículo usado no ataque.
Por: Ágatha Araújo
Foto: reprodução