Torcedores do Botafogo desistem de ir a partida contra Peñarol em Montevidéu: ‘Muito frustrante’

A expectativa dos torcedores do Botafogo para a primeira final da Libertadores se transformou em frustração após o governo uruguaio decidir, dois dias antes do jogo contra o Peñarol, que a partida em Montevidéu ocorrerá sem a presença da torcida visitante. A decisão, publicada nesta segunda-feira (28) pelo Ministério do Interior, foi justificada por questões de segurança, citando episódios de violência relacionados a torcedores uruguaios no Brasil. A Conmebol contestou a medida, afirmando que a segurança e a presença da torcida visitante devem ser garantidas.

Torcedores alvinegros que já haviam comprado passagens, ingressos e organizado hospedagem, desistiram de viajar. Thiago Campos, que estava no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, expressou sua frustração:

“A falta de posicionamento da Conmebol em garantir a presença da torcida visitante gerou insegurança e cancelou minha logística de retorno”

Outro torcedor que havia se organizado para trabalhar remotamente de 29 a 31 e planejado toda a logística para o jogo, desabafou:

“O sentimento é de total frustração. O silêncio da Conmebol diante da intransigência do Peñarol e do governo uruguaio só reforçou o receio em ir e não conseguir ingressar. É muito frustrante ser punido por conta dos atos de vandalismo cometidos pelos uruguaios, tanto nas ruas quanto dentro do Nilton Santos na semana passada”

Enquanto alguns torcedores desistiram, outros já chegaram à capital uruguaia, preocupados com o clima tenso em relação à partida. Noticiários relataram uma emboscada contra torcedores uruguaios no Rio de Janeiro, mas as imagens mostraram confrontos entre uruguaios e a polícia, sem a participação de torcidas cariocas.

O Botafogo lidera a semifinal com uma vantagem de 5 a 0 após o jogo de ida no Nilton Santos. A partida de volta está marcada para esta quarta-feira (30), às 21h30 (de Brasília). Para avançar, o Peñarol precisa vencer por cinco gols de diferença.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Vitor Silva/SS Press/Botafogo