Carreta que matou remadores no Paraná tinha apenas um dos 10 freios funcionando
Uma reportagem do Fantástico, da TV Globo, revelou que a carreta que bateu em uma van e matou nove pessoas, envolvendo sete remadores, no último domingo (20), em Guaratuba (PR), tinha apenas um dos 10 freios funcionando direito. A carreta tinha 10 sistemas de freios, um para cada roda do veículo. Destes, cinco estavam sem funcionar, quatro funcionavam de maneira parcial e apenas um estava em bom estado.
Imagens apontaram que a carreta teve outros problemas antes de causar o acidente. O veículo, guiado por Nicollas de Lima Pinto, transportava carga de mais de 20 toneladas de peças automotivas de Santos até a Argentina.
A carreta ficou sem combustível na sexta-feira (18), ainda no estado de São Paulo. No sábado (19), já no Paraná, um problema na embreagem fez com que o veículo fosse rebocado. Um mecânico foi acionado e chegou a trocar a embreagem, porém não completou o serviço após a caixa de câmbio cair na cabeça de seu assistente.
A última parada antes do acidente aconteceu já no domingo (20). Um mecânico local foi acionado para finaliar o serviço, porém a carreta andou só 1km até dar novo problema e ser escoltado até um pedágio próximo, onde o mesmo mecânico, conhecido como Antonio “Bino” da Costa, reconectou um fio ligado ao sistema de marchas que estaria rompido.
A carreta bateu na van cerca de uma hora e meia depois. A van foi arrastada para fora da pista pelo caminhão, que tombou em cima dela na sequência. No acidente morrerem sete remadores do projeto “Remar para o Futuro”, o técnico deles e o motorista da van. Só o motorista da carreta e um atleta de 17 anos sobreviveram.
A investigação segue para responsabilizar os eventuais culpados e o inquérito foi instaurado pela polícia como homicídio culposo.
“Pode ser uma falta de capacidade técnica do condutor ou uma falha mecânica”, disse Edgar Santana, delegado de delitos de trânsito de Curitiba.
Créditos da imagem: Reprodução / TV GLOBO
Escrito por: Rafael Ajooz