Fernanda Torres revela ter perdido cerca de 10 quilos para interpretar papel em ‘Ainda Estou Aqui’

A atriz Fernanda Torres compartilhou os desafios físicos e emocionais de interpretar Eunice Paiva no filme “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, em entrevista ao Fantástico (Globo).

Para viver a ativista e defensora de direitos humanos, Fernanda precisou emagrecer entre 8 e 10 quilos, uma experiência que descreveu como “exaustiva” devido à dedicação de Eunice à magreza, reflexo de um período de extrema privação.

“Eu achava que não tinha peso para perder, mas ela [Eunice] tinha obsessão por magreza, porque a família toda engordava”, explicou a atriz.

“Não consegui chegar no que a Eunice chegou de magreza na prisão, mas perdi de 8 a 10 quilos”, completou.

O filme, que retrata a vida de Maria Lucrécia Eunice Facciolla Paiva, mãe do escritor Marcelo Rubens Paiva e esposa do deputado Rubens Paiva, morto em 1971 pela ditadura militar, é visto sob a perspectiva de Eunice, uma mulher que viveu na pele as consequências do autoritarismo.

“É uma mulher que nunca quis se vitimizar em público, porque sentia que isso seria dizer para a ditadura que eles tinham vencido sobre ela. Por isso ela sorri nas fotografias. Por isso, talvez, ela nunca tenha contado aos filhos o que aconteceu”, refletiu Fernanda.

Para a atriz, a produção revela a importância política do papel feminino em uma sociedade marcada por conflitos históricos.

“O filme é visto pelo ponto de vista da mulher e da família. Raramente narramos questões políticas pelo lado da mulher e da família. Nesse filme, você percebe o quanto isso é político, o quanto o papel da mulher é um papel político”, afirmou.

“Ainda Estou Aqui” recebeu o prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza e o prêmio do público nos festivais de Vancouver e São Francisco. Fernanda Torres também conquistou o prêmio de melhor atriz de filme internacional pelos Críticos de Cinema dos Estados Unidos e Canadá. O filme, escolhido para representar o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar, estreia nos cinemas em 7 de novembro.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Divulgação/Globoplay