Eleições: Niterói tem 55 conduzidos à delegacia por prática ilegal de boca de urna
Durante o segundo turno das eleições municipais ocorridas neste domingo (27), cinquenta e cinco pessoas foram conduzidas à delegacia da Polícia Federal em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, acusadas de terem feito boca de urna. Dos denunciados, apenas 20 foram autuados.
Em Niterói, os casos foram registrados em 12 pontos — entre eles, o Clube Naval Charitas, onde 11 pessoas foram levadas; no Barreto, com 5 conduzidos; e em Piratininga, com 4. Até as 11h30, 2 urnas quebraram e precisaram ser substituídas no município.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), Henrique Carlos de Andrade Figueira, recomendou que os eleitores fossem votar depressa, devido à previsão de chuva.
“Seria prudente que todos os eleitores se dirigissem o mais rápido possível para as zonas eleitorais e não deixassem para votar de última hora. Aquela chuva de final de tarde, mais forte, pode atrapalhar todo o processo de votação — a pessoa acaba desistindo. Assim combateremos um pouco mais a abstenção. É fundamental a participação de todos os eleitores neste dia de festa da democracia”, declarou.
Após a apuração de 100% das urnas, foi constatada a vitória do pedetista Rodrigo Neves, que derrotou o deputado federal bolsonarista Carlos Jody, com 57% dos votos válidos.
Por: Ágatha Araújo
Foto: reprodução/TV Globo