Saúde e desenvolvimento de energias alternativas são profissões que podem sobreviver à IA, segundo Bill Gates
Bill Gates, cofundador da Microsoft, publicou recentemente um artigo em seu blog, onde apresentou sua visão sobre o impacto da Inteligência Artificial no mercado de trabalho e destacou três profissões que ele acredita que devem permanecer relevantes mesmo com os avanços tecnológicos.
O magnata discorre sobre três áreas específicas que devem permanecer indispensáveis mesmo com o avanço da Inteligência Artificial. Ele destaca que profissões relacionadas à saúde, ao desenvolvimento da própria IA e ao desenvolvimento de energias alternativas continuarão a desempenhar papéis fundamentais.
Biociências da saúde:
Bill Gates fala sobre as possibilidades da inteligência artificial (IA) como uma “aliada” no campo das biociências da saúde, vislumbrando avanços significativos na criação de medicamentos, vacinas e tratamentos inovadores. O empresário e filantropo afirmou que sua fundação, a Bill & Melinda Gates Foundation, está investindo amplamente em pesquisas para combater doenças graves como AIDS, tuberculose e malária, apostando no crescimento desse mercado.
“Descobrir drogas exige passar um pente fino em enormes quantidades de dados, e ferramentas de inteligência artificial podem agilizar esse processo significativamente. Algumas empresas já estão criando novas drogas para câncer desenvolvidas desta forma”, declarou Gates em seu artigo.
Gates também mencionou um projeto apoiado por sua fundação na Índia, onde ferramentas de IA estão sendo usadas para desenvolver ultrassons capazes de identificar gestações de risco com maior precisão. A tecnologia tem otimizado o monitoramento materno, permitindo intervenções mais rápidas e reduzindo possíveis complicações na saúde das gestantes.
Desenvolvimento de energias alternativas:
Bill Gates afirmou que o combate às mudanças climáticas cria novas oportunidades para energias renováveis e destacou a importância da energia nuclear para um futuro sustentável. Segundo o fundador da Microsoft, embora as energias eólica e solar continuem a desempenhar um papel fundamental, são necessárias alternativas que possam garantir uma fonte de energia confiável e estável em todas as condições.
“Energia eólica e solar continuam sendo uma parte chave do futuro, mas líderes reconhecem agora que você precisa complementá-las com algo mais confiável quando o sol não está brilhando ou o vento não está soprando”, afirmou Gates. A energia nuclear, segundo ele, é a única opção totalmente livre de carbono com a capacidade de fornecer energia dia e noite, em qualquer estação e em praticamente qualquer lugar do planeta.
Em 2008, Gates fundou a TerraPower, uma empresa dedicada à inovação em energia nuclear, e planeja inaugurar a primeira usina em 2030, prometendo que será “a mais moderna do mundo.” A proposta da TerraPower é oferecer uma alternativa que não apenas assegure o fornecimento de energia sem interrupções, mas que seja também escalável e sustentável.
Desenvolvimento da própria IA:
Gates acredita que a inteligência artificial está prestes a acelerar a criação de novas descobertas em um ritmo sem precedentes. Para ele, embora a IA seja uma ferramenta poderosa, é a criatividade humana que impulsiona as melhores aplicações tecnológicas.
“Se fizermos investimentos inteligentes agora, a IA pode tornar o mundo um lugar mais igualitário, reduzindo ou até eliminando o tempo de atraso entre o momento em que o mundo rico recebe uma inovação e quando o mundo pobre tem acesso a ela”, disse Gates.
A expectativa de Gates é de que países de alta renda, como os Estados Unidos ampliem o uso da IA até o fim de 2025, enquanto nações da África poderão integrar essas inovações até o final de 2026. Ele prevê que a inteligência artificial trará avanços especialmente na saúde e educação, áreas que, segundo ele, precisam de ferramentas cada vez mais personalizadas para atender às necessidades dos usuários.
Gates compartilhou essas perspectivas em seu blog, Gates Notes, onde publica análises sobre tecnologia, educação e saúde. Ele também divulgou sua série na Netflix, What’s Next? The Future with Bill Gates, lançada recentemente, em que explora as aplicações futuras da tecnologia para resolver problemas globais.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Reprodução/Wikipedia/ND