Secretário de Segurança admite falha em operação para receber torcedores do Penãrol no Rio

Em entrevista ao canal de notícias Globo News, o secretário de Segurança do Rio de Janeiro admitiu que houve falha no planejamento para receber os torcedores do Peñarol na capital fluminense. Mais de 280 uruguaios foram presos após se envolverem em uma briga generalizada com a Polícia Militar e banhistas na orla do Recreio do Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio.
“Com certeza tinha uma certa previsibilidade, planejamento é vislumbrar o pior cenário e estar preparado para ele e isso não aconteceu nesse caso. Subestimaram o evento, o número de policiais era inadequado para a quantidade de torcedores criminosos, já não bastassem os criminosos que temos no Rio de Janeiro”, afirmou o secretário Victor Santos.
“Houve uma falha no planejamento e isso causou esse tipo de problema. Foi falha, sem dúvidas, isso é inadmissível, seja por parte do planejamento seja por esses criminosos que levaram transtorno e prejuízo para os comerciantes”, acrescentou.
O governador Cláudio Castro (PL) declarou que o grupo será expulso do RJ. Porém, antes disso, todos serão autuados na Cidade da Polícia.
Mais cedo, o prefeito Eduardo Paes (PSD) disse:
“Alertamos algumas vezes a Polícia Militar que o local e o modelo trariam esses problemas!”, disse ele.
Ao ser questionado, Santos AINDA afirmou não saber se o prefeito falou com o batalhão local e que o planejamento de segurança não cabe à prefeitura, porém sim ao estado.
“Não cabe à prefeitura, mas sim ao estado, que é nossa responsabilidade. Se quem planejou subestimou, é isso que será apurado para que não ocorra novamente”, disse ele.
Créditos da imagem: Reprodução/TV RECORD RIO
Escrito por: Rafael Ajooz