Lula defende moeda alternativa ao dólar para transações entre membros dos Brics

Por videoconferência, o presidente Lula discursou na Cúpula dos Brics, nesta quarta-feira (23),  defendendo que a criação de uma alternativa ao dólar para comércio entre os países do bloco precisa avançar e não pode mais ser adiada.

Segundo o presidente, essa seria uma forma de garantir que a “ordem multipolar” que os Brics desejam também aconteça no sistema financeiro internacional.

“Agora é chegada a hora de avançar na criação de meios de pagamento alternativos para transações entre nossos países. Não se trata de substituir nossas moedas. Mas é preciso trabalhar para que a ordem multipolar que almejamos se reflita no sistema financeiro internacional”, defende ele.

“Essa discussão precisa ser enfrentada com seriedade, cautela e solidez técnica, mas não pode ser mais adiada”, acrescentou.

A Cúpula dos Brics acontece entre os dias 22 e 24 de outubro em Kazan, na Rússia. Lula participa de forma virtual dos eventos, após precisar cancelar a viagem por recomendação médica devido a um acidente no sábado (19), quando caiu no Palácio do Alvorada e bateu a cabeça.

 

Créditos da imagem: Divulgação/Commons

Escrito por: Rafael Ajooz