Ludmilla se retrata após réplica do Boi Garantido em show e associação descarta processo

Durante sua turnê Numanice em Manaus, no último domingo (20), a cantora Ludmilla se apresentou com uma réplica do Boi Garantido, um dos principais símbolos do Festival de Parintins. O uso da réplica, sem autorização oficial, gerou incômodo para a Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido, que inicialmente anunciou a possibilidade de acionar a Justiça contra o uso não autorizado da marca. No entanto, a associação voltou atrás nesta terça-feira (22), após esclarecimentos da produção local.

Em nota divulgada ao g1, a associação informou que não haverá processo judicial, afirmando que a situação foi resolvida após uma retratação por parte da produção da cantora e da produtora local do evento.

“Eles reconheceram que a manifestação sobre a utilização de uma réplica do boi foi uma forma de preservar o patrimônio, o Boi-Bumbá Garantido. Todas as partes envolvidas chegaram a um acordo, e a situação está resolvida, sem necessidade de qualquer ação jurídica”, diz a nota oficial.

A equipe de Ludmilla também se pronunciou, destacando que o show em Manaus teve quase cinco horas de duração, com a primeira parte dedicada ao pagode e um set de funk apresentado por DJ Ludbrisa, alter ego da cantora. O Boi Garantido e o Boi Caprichoso, figuras centrais da cultura do Festival de Parintins, foram homenageados durante o espetáculo.

Na primeira nota divulgada, a Associação Boi-Bumbá Garantido esclareceu que, embora consultada previamente, havia recusado a proposta apresentada pela produção do evento para o uso da marca oficial.

“A contratação subsequente de um boi não-oficial ocorreu sem o conhecimento e autorização da diretoria do Boi-Bumbá Garantido”, afirmou.

A associação também destacou que qualquer participação do boi em eventos deve ser previamente autorizada. No entanto, com o entendimento entre as partes, a polêmica foi rapidamente resolvida.

“Ressaltamos que a nota anterior não teve o intuito de atingir a artista, mas sim advertir de forma geral sobre o uso não autorizado da marca e propriedade intelectual Boi-Bumbá Garantido”, concluiu.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Divulgação