G20: Prefeitura divulga lista de serviços essenciais que não terão feriado, como comércio, bares e restaurantes
A Cúpula de Chefes de Estado do G20, agendada para os dias 18 e 19 de novembro no Rio, já havia sido anunciada como ponto facultativo pela prefeitura. Portanto, os feriados de 15 de novembro e 20 de novembro serão “emendados”. Um decreto divulgado na edição desta quarta-feira (23) do Diário Oficial estabelece quais estabelecimentos vão funcionar nos dois dias.
Lista de estabelecimentos que não terão feriado em 18 e 19 de novembro:
Comércio de rua
Bares e restaurantes
Padarias
Hotéis, hospedarias e pousadas
Shoppings centers, centros e galerias comerciais
Estabelecimentos culturais, como teatros, cinemas e bibliotecas
Pontos turísticos
Indústrias localizadas nas APs 3 (equivalente a bairros da Zona Norte como Penha, Ramos, Irajá, Madureira, Méier, Pavuna, Maré, Jacarezinho e Ilha do Governador), 4 (Barra da Tijuca e Jacarepaguá) e 5 (bairros da Zona Oeste como Bangu, Realengo, Campo Grande, Santa Cruz e Guaratiba)
Empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora, assim como empresas programadoras e de produção de TV por assinatura
Estabelecimentos que desenvolvem atividade através de trabalho remoto (desde que, nessas datas, as atividades devem ser realizadas exclusivamente em regime remoto)
O documento, assinado pelo prefeito Eduardo Paes (PSD), também destaca que serviços indispensáveis que não podem ser interrompidos também não serão considerados feriados nos dias 18 e 19 de novembro. Alguns exemplos incluem serviços de saúde, sejam eles públicos ou privados; serviços de segurança, transporte público, coleta de resíduos e limpeza urbana, serviços funerários e empresas de atacado. Contudo, nesses dias, não haverá funcionamento em órgãos públicos, com a exceção de entidades que não permitem greve, como a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A pasta responsável terá a responsabilidade de estabelecer como funcionará seu expediente nesses dias.
Por: Carolina Sepúlveda
Foto: reprodução