França: Mulher abusada sexualmente pelo marido e 50 homens depõe em tribunal: ‘Completamente destruída’

Gisèle Pelicot testemunhou nesta quarta-feira (23) em um tribunal em Mazan, França, sobre os abusos sofridos pelo ex-marido, Dominique Pelicot, e outros 50 réus. A vítima foi dopada e estuprada por dezenas de homens recrutados online pelo marido, que filmava os atos sem seu consentimento. Gisèle afirmou que decidiu tornar o caso público para promover uma “mudança na sociedade” e encorajar a discussão sobre abuso sexual e consentimento.

“Sou uma mulher totalmente destruída”, declarou Gisèle, que, agora com 71 anos, busca justiça contra os agressores.

A exibição de vídeos no tribunal, onde Gisèle aparece inconsciente enquanto era abusada, foi central no julgamento. Ela insistiu na exibição pública como prova incontestável dos crimes. O tribunal, inicialmente relutante, permitiu que uma seleção de vídeos fosse exibida, revelando o abuso explícito sofrido pela vítima, enquanto os réus alegavam que acreditavam que Gisèle estava participando voluntariamente.

Os réus, em sua maioria homens da classe trabalhadora e média, como motoristas e carpinteiros, alegam que foram enganados por Dominique, que teria os convidado a participar de “brincadeiras sexuais” sem o consentimento explícito da esposa. No entanto, a vítima, em estado inconsciente, não tinha condições de consentir.

Gisèle, apoiada por seus advogados e pelo público presente, afirmou que a vergonha deve mudar de lado, sendo colocada nos agressores.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Christophe Simon/AFP