Cláudio Castro anuncia que torcedores do Peñarol serão escoltados para fora do Rio

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anunciou nesta quarta-feira (23) que os torcedores do Peñarol, envolvidos em uma série de atos de violência no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste da capital, serão escoltados pela Polícia Militar para fora do estado. A confusão, que incluiu o incêndio de ônibus e motos, além de saques em quiosques, resultou na detenção de mais de 200 pessoas.

“O Rio não é lugar de baderna. Determinei que as polícias prendam, levem para a delegacia e escoltem para fora do Rio de Janeiro os torcedores do Peñarol, que causam uma confusão generalizada na Zona Oeste. Já estamos levando para a Cidade da Polícia mais de 200 detidos”, afirmou Castro.

A operação policial contou com equipes do 31° BPM (Recreio dos Bandeirantes), do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), do Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidão (Recom) e do Batalhão de Policiamento em Estádios (Bepe).

Segundo o governador, os atos de vandalismo incluíram saques a quiosques, danos a barracas de praia, além da depredação de carros e motos estacionados no local. A polícia chegou por volta das 13h15, e houve confronto com os torcedores até o grupo ser contido. Durante a ação, uma arma de fogo foi apreendida.

A confusão começou no início da tarde, quando os torcedores chegaram ao local em três ônibus de turismo, que ficaram estacionados nas proximidades. Entre 12h e 12h40, a Avenida Lúcio Costa foi fechada várias vezes por causa da aglomeração. Apesar do uso de bombas de efeito moral pela polícia, os uruguaios, em maior número, resistiram até serem dispersados.

Castro condenou os atos de violência:

“Futebol é um esporte de festa e união. Não vamos permitir que esses marginais venham atrapalhar o dia a dia da população com ações de selvageria e vandalismo. Cenas como estas não podem se repetir”

Nas redes sociais, o prefeito Eduardo Paes também criticou a condução da situação.

“Alertamos algumas vezes a Polícia Militar que o local e o modelo trariam esses problemas!”, postou no X (antigo Twitter).

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Reprodução