Blinken diz que Israel deveria dar início ao fim da guerra em Gaza

Antony Blinken, o secretário de Estado dos EUA, pediu a Israel nesta quarta-feira (23) que use a oportunidade para acabar com a guerra em Gaza criada pela morte do líder do Hamas, Yahya Sinwar, e a destruição de grande parte da capacidade do grupo durante mais de um ano de conflito.

Blinken declarou que Israel atingiu muitos de seus objetivos, incluindo a destruição do Hamas como força militar e a eliminação da maioria de sua liderança, incluindo Sinwar, e deveria estar procurando trazer para casa os reféns restantes de Gaza, encerrando a luta.

“Agora é a hora de transformar esses sucessos em um sucesso estratégico duradouro”, disse ele aos repórteres enquanto se preparava para partir para Riad na próxima etapa de sua visita ao Oriente Médio.

“O foco precisa ser levar os reféns para casa, acabar com esta guerra e ter um plano claro para o que se segue”, declarou ele.

O que vem a seguir em Gaza será crítico e precisa haver “planos claros e concretos” para o futuro do enclave costeiro, que não seria controlado nem pelo Hamas nem por Israel, disse ele.

“Temos que acabar com a guerra de uma forma que mantenha o Hamas fora e garanta que Israel não fique. Israel não quer ficar”, afirmou ele.

Créditos da imagem: Divulgação/Commons

Escrito por: Rafael Ajooz