Roubos de celular na Baixada Fluminense sobem 52% em 2024, maior alta do estado

Os roubos de celulares na Baixada Fluminense registraram um aumento de 52% entre janeiro e setembro de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). Foram 4.177 casos registrados nos nove primeiros meses do ano, representando uma média de uma ocorrência a cada uma hora e meia. A Baixada foi a região com maior crescimento no estado, que contabilizou 15.767 casos no total, um aumento de 40% em relação a 2023.

Entre os municípios mais afetados, Nova Iguaçu lidera com 1.206 ocorrências, um crescimento de 54%. Belford Roxo, que teve 988 casos, apresentou o maior aumento percentual, com uma alta de 216% em relação ao ano anterior. Outros municípios com índices preocupantes incluem Duque de Caxias, São João de Meriti, Mesquita e Nilópolis.

Em resposta ao aumento dos principais índices de roubo no estado, a Polícia Civil afirmou que está adotando “ações estratégicas para a redução da criminalidade”, focando principalmente na repressão aos roubos e à receptação de veículos e cargas. A Secretaria de Segurança Pública ressaltou que investimentos de mais de R$ 4 bilhões visam combater esses crimes.

Além dos roubos de celulares, o ISP apontou um aumento de 81,4% nos roubos de veículos e 92,1% nos roubos de cargas em setembro. Em contraste, os homicídios dolosos tiveram uma queda de 22,3% no estado, alcançando o menor índice desde o início da série histórica em 1991.

Por Beatriz Queiroz
Foto: Reprodução