Ataque de Israel próximo ao maior hospital público do Líbano mata quatro pessoas

Pelo menos quatro pessoas, incluindo uma criança, foram assassinadas em um ataque de Israel do lado de fora do Hospital Universitário Rafik Hariri, nos arredores de Beirute, informou o Ministério da Saúde libanês na noite desta segunda-feira (21). A instalação é considerada o maior hospital público do Líbano.

Outras 24 pessoas ficaram feridas no ataque, que causou “muitos danos” no hospital, segundo com um balanço preliminar da pasta.

O canal de notícias CNN entrou em contato com as Forças de Defesa de Israel (FDI) e aguarda retorno.

O hospital Rafik Hariri não estava em uma área onde foi emitida ordem de desocupação pelos militares de Israel, segundo análise do canal de notícias CNN sobre o ataque e mapas de zonas proibidas.

Antes do ataque, os militares israelenses emitiram uma série de ordens de retirada para os subúrbios ao sul de Beirute, com mapas indicando edifícios específicos programados para serem alvejados, juntamente com zonas proibidas de 500 metros de raio ao redor desses alvos.

A área ao redor do Hospital Universitário Rafik Hariri não foi inclusa nessa lista, nem em nenhuma ordem de retirada publicada desde que Israel escalou nos ataques contra o Hezbollah no mês passado.

 

Créditos da imagem: Divulgação/Palácio do Planalto

Escrito por: Rafael Ajooz