Após cancelar viagem à Rússia, Lula e Putin conversam por 20 minutos por telefone
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, na manhã desta terça-feira (22), após cancelar sua participação na Cúpula dos Brics, que acontece entre os dias 22 e 24 de outubro, em Kazan, na Rússia. Lula, que havia confirmado presença no evento, teve de desistir da viagem após sofrer uma queda doméstica no último sábado (19).
Durante a ligação, que durou 20 minutos, Putin se solidarizou com o estado de saúde de Lula e lamentou sua ausência na reunião. O governo brasileiro não detalhou os temas abordados pelos líderes, mas confirmou que Lula participará das discussões da cúpula por videoconferência. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, representará o Brasil presencialmente.
Lula, que deveria ter embarcado no domingo (20), foi aconselhado por seus médicos a evitar viagens de longa duração devido à lesão sofrida na cabeça. Ele foi atendido no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, mas já retomou suas atividades de trabalho.
A cúpula dos Brics deste ano discute temas como a criação de uma moeda alternativa ao dólar e um novo sistema de pagamentos internacionais. Outro ponto central do encontro é a possível expansão do bloco com novos países membros e a criação da categoria de “países parceiros”. Lula também tinha como objetivo, durante sua participação, discutir a necessidade de uma reforma no Conselho de Segurança da ONU, que completará 80 anos em 2025.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Ria Novosti/Pool/Alexei Druzhinin